Ads 468x60px

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Walkman para fita cassete

Nesta segunda-feira, 25, a Sony anunciou que não venderá mais walkman para fita cassete no Japão. Criado há 30 anos ( colocado à venda no Japão desde 1 de julho de 1979), este aparelho era a sensação do momento, na época. Os jovens se sentiam atualizados tecnologicamente.

Pela Sony, o aparelho foi qualificado como o "produto do século". Sua raiz é um produtor de música em fita cassete contendo fones de ouvido. Apesar de sua venda não acontecer mais no Japão, o poduto continuará sendo comercializado nos demais países.

Mais de 220 milhões de unidades foram vendidos em todo o planeta Terra. A marca continua nos modelos digitais e até pen drives.

A história do walkman, (termo que também é usado para se referir a aparelhos pequenos, portáteis, similares de reprodução de áudio estéreo de outros fabricantes¹), é muito interessante. A chegada mudaram os hábitos musicais, já que cada pessoa podia ouvir sua música sem incomodar ninguém.

O aparelho levava o nome "Soundabout" no exterior. Seu criador foi um coordenador do setor de áudio da Sony, Nobutoshi Kihara, para um sócio da empresa, Akio Morita, que durante seu trabalho cansativo, queria ouvir ópera. Morita queria que o nome do aparelho, que no Japão, seu berço, era Walkman, fosse alterado. Como a campanha de divulgação já havia sido iniciada, o nome não pode ser mudado porque seria caro demais.

No início, os vendedores não acreditavam que o produto seria vendido, procurado. Não acreditavam que daria certo. Então, Morita lançou um desafio. Se o aparelho não vendesse mais que 100 mil unidades nos dois primeiros anos de mercado, ele renunciaria à presidência da Sony. Morita ganhou o desafio e naquele período cerca de 1,5 milhões de aparelhos foram vendidos.

A tecnologia avançada trouxe depois o discam e hoje nós temos os Mp's da vida, Ipod, Iphone, Ai não sei o quê...

Os vendedores que duvidaram do sucesso do walkman nem esperavam o que estava por vir. Era apenas o começo.

-----------------
¹Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Walkman.
Sites de referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Walkman e

3 comentários:

  1. Eu lembro desse aparelho. Eu tinha um! Puxa, como as coisas são, como o tempo passa né... Depois eu ganhei um discman, nossa, era um sonho de consumo pra muitos e eu mesma me sentia com um negocio enorme daquele.. ouvir música era mais prazeroso que hoje!

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia só avança e não para pra nada!
    Depois dos "mp's da vida" o que teremos mais?

    ResponderExcluir
  3. Que sucesso! Tenho até saudade! Minha prima tem um que funciona até hoje, mesmo nao existindo mais tantas fitas como era antes.
    Pra mim isso é uma curiosidade muito interessante.
    Vanessa, vc se aprofundou no assunto, parabéns. No site do Globo eles só deram a informação mas nao tão profunda quanto vc!
    Gostei viu!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.