Ads 468x60px

terça-feira, 26 de abril de 2011

Poesia ajuda crianças órfãs em Angola

Vinte e sete anos de guerra produziram tragédias em Angola. Foram dois milhões de mortos, 1,7 milhão de refugiados, milhares de órfãos e de pessoas mutiladas por milhões de minas semeadas pelo país afora. A mortalidade infantil é alta e o acesso à escola ainda é restrito. Foi para tentar ajudar a mudar um pouco essa realidade que o estudante de direito e de administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Emanuel Lusevikueno Dundão, 24 anos, resolveu agir. “Decidi direcionar meu dom de fazer poesia para ajudar parte dessas crianças”, explicou.

Poeta, Emanuel organizou seus melhores textos, elaborou outros tantos e foi atrás de uma editora que pudesse ajudá-lo na empreitada. Não só conseguiu a editora como viabilizou a tiragem de dois mil exemplares logo na primeira impressão do livro, batizado de Ecos D’ Angola, o mesmo nome do projeto que criou. “Cinquenta por cento da renda do livro será destinada a uma entidade que cuida de crianças em meu país. Sei que é pouco, mas estou fazendo a minha parte”, acrescenta.

Mais da metade dos 17 milhões de habitantes de Angola são jovens e crianças. Além da falta de acesso à escola, altos índices de doenças e da taxa de mortalidade e má nutrição, as crianças ainda sofrem com a orfandade. Muitos deles perderam pais e mães na guerra, e agora vivem em orfanatos, em sua maioria. Mais de 40 mil crianças permanecem separadas de seus pais, mesmo depois de anos de fim da guerra. Poucas têm a sorte de uma adoção. “Angola precisa ser reconstruída e todos nós precisamos dar uma parcela de ajuda”, acredita Emanuel.

Nascido em Luanda, Emanuel chegou ao Brasil em 2006, direto para o Unasp. Apesar de saber da necessidade de uma formação superior, ele nunca abandonou sua verve poética, que o inspirou a criar o projeto Ecos D’ Angola. Fã da poetisa portuguesa Florbela Espanca e do brasileiro Mario de Andrade, além de influências confessas de poetas nativos como Viriato da Cruz, Emanuel resolveu direcionar seus escritos para ajudar as crianças. “Na primeira fase do projeto, quero efetuar as vendas até o fim do ano. A partir daí, quero juntar a arrecadação para comprar Bíblias personalizadas, roupas, brinquedos e alimentos que serão doados às crianças”, explica.

Emanuel pretende utilizar o projeto para evangelizar as crianças. Elas vão receber Bíblias personalizadas, com estudo bíblico. Inicialmente, ele selecionou o projeto Criança Feliz, que insere dezenas de crianças na escola e na sociedade no bairro de Kilamba Kiaxi, na capital Luanda, para receber os recursos. O projeto conta com um internato, um posto de saúde e um centro de convivência, onde as crianças recebem três refeições por dia e atendimento de profissionais como professores, enfermeiros e psicólogos.

O livro custa R$ 30,00 e pode ser encomendado pelo site http://www.ecosdangola.com/, pela livraria Cultura On Line, ou ser adquirido diretamente na loja Novo Tempo, em Artur Nogueira (SP). O endereço eletrônico de Emanuel é kiamaemanuel@hotmail.com.

Confira esta matéria no site www.abjnoticias.unasp-ec.edu.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.