Ads 468x60px

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Coral Officina Vocalis canta em Cajamar e São Carlos


Um final de semana musical e repleto de experiências. O coral Officina Vocalis, do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participou no último sábado, 22 de outubro, do 17º Encontro de Corais de Cajamar, ocorrido na Paróquia São Paulo Apóstolo. Já no domingo, 23, o coral cantou no 2º Festival de Música Sacra de São Carlos (Musa 2011), apresentado no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, em São Carlos.

No sábado, o Officina Vocalis apresentou as músicas Santo (Heiling), de Felix Mendelssohn, Crux Fidelis, de José Garcia, Prayer of the Children, de Kurt Bestor, Have You Heard?, de Jay Althouse, Natal Nordestino, de Raunildo Santos e Lux Aurumque, de Eric Whitacre. Na mesma noite, o Coral Municipal de Cajamar, (Cajamar, SP), Coral Açucena (Campinas, SP) e Coral Masculino CBA (Alumínio, SP) também fizeram apresentações.

O Encontro de Corais de Cajamar acontece sempre no segundo semestre de cada ano. O diretor de cultura da cidade, Adanias Silva, coordena o projeto desde a primeira edição e conta que os preparativos começam seis meses antes do evento acontecer. Pela direção de cultura, são disponibilizados transportes que buscam e levam os corais. Silva também diz que a cidade de Cajamar tem apenas um coral e é importante trazer conhecimento à população através de um encontro como esse. “Temos que semear e cultivar cultura”, argumenta.

O corista José Wilson de Andrade é membro do coral municipal de Cajamar há 3 anos. Para ele, o encontro tem uma importância muito grande. “A gente aprende muito. Às vezes a gente acha que sabe, mas na verdade não sabe”, afirma. Quando questionado sobre futuras participações no projeto, Andrade anima. “Eu não pretendo parar tão cedo”, completa.

Entre as apresentações dos corais, um casal idoso e potente voz, cantavam acompanhados pelo som do teclado. Três canções foram entoadas pelo dueto que emocionou a plateia pela interpretação musical feita. Elaine Jota, corista do Officina Vocalis, conta que o casal se expressou bem. “Chorei o tempo todo. Depois, no coquetel, ela me falou que o conheceu há 50 anos através da música e desde então estão juntos. A vida passa! Somente a enorme esperança da vida eterna nos sustenta. Deus seja louvado por isso”, emociona-se.

Para brindar as apresentações da noite, os grupos se dirigiram para uma confraternização. Os corais puderam interagir e se conhecer melhor.

Para este Encontro de Corais, há convites de participação. Os corais não se inscrevem, não se oferecem e sim, são chamados, convidados. O Officina Vocalis teve esse privilégio. “Foi um evento de nível muito alto. Eu senti um crescimento muito grande na performance do Officina em relação à apresentações do ano passado”, avalia Jetro Oliveira, regente do coral.

No domingo, o Officina marcou presença no Festival de São Carlos apresentando quatro peças. Santo, Crux Fidelis, Prayer of the Children e Lux Aurumque. Os corais de São Carlos, Infanto-Juvenil Bem-Te-Vi Coral Mórmon e Coral Multicanto e o Coral de Câmara de Sorocaba (SP), também participaram da programação, junto com um grupo instrumental.

O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, prestigiou o evento. “Esse festival não é para uma religião e sim, para várias religiões que cantam música sacra, que cantam sobre paz e amor”, explica.

Para Jetro Oliveira, o festival trouxe surpresas. “Apesar da forte chuva, o teatro estava lotado”, surpreende-se. Oliveira conta que esse tipo de programação agrega oportunidades para o Officina Vocalis. “Cantamos em ambientes que o som sai 100% acústico, como igreja católica ou teatro, no caso de hoje. Isso faz com que o coro tenha melhor desempenho”, esclarece.

O Musa 2011 de São Carlos foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Cidades como São Carlos , Bauru, Mogi-Guaçú, São Paulo, Campinas, Jundiaí, Cubatão, entre outras, foram representadas por aproximadamente 26 grupos, tanto instrumentais como coro. No total, mais de 1.200 coristas fizeram parte do evento. O Musa foi promovido pela coordenadoria de Artes e Cultura da região.




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.