Ads 468x60px

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Officina Vocalis canta em Concerto de Natal

Dezembro já chegou e o clima natalino entra nas casas. Já é possível ver as cidades enfeitadas e as casas brilhando à noite, através de pisca-piscas. É nesta época que as cantatas de natal tomam lugar em palcos ou palanques.

Seguindo a tradição, o coro de câmara Officina Vocalis, um dos corais do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, viajou no último sábado, dia 3 de dezembro, para Valinhos, São Paulo, para se apresentar num Concerto de Natal, junto à Sociedade Filarmônica de Valinhos (Soft Orquestra), orquestra do município. O evento aconteceu às 20h30 no Centro de Artes, Cultura e Comércio Adoniran Barbosa (CACC).

Aberta ao público, a programação foi dividida em duas partes. A primeira foi composta pelo concerto da Soft Orquestra, que tocou cinco músicas. Baroque Pastoral, de Sandy Simmons, As Quatro Estações, de Vivaldi, Concerto Grosso, de A. Corelli, Noite de Paz! Noite de Amor!, de Franz Gruber e Os Reis Magos, de Jimmy e Carol Owens.

Na segunda parte, o Officina Vocalis uniu suas vozes aos instrumentos e cantou seis músicas. Medley de Natal, com arranjo de Claydesdale, Jesus Alegria dos Homens, de J. S. Bach, Natal Nordestino, de Raunildo Santos, Oh! Holynight, de Adolphe Adams e J. Dwight, Magnificat, de Tom Fettke e Hallelujah Chorus, de G. F. Handel. As apresentações foram aprovadas pelo público que aplaudiu após cada música tocada ou cantada.

Moisés Cantos, regente da Soft Orquestra, está no ramo há 15 anos, mas iniciou seu trabalho neste grupo em fevereiro deste ano. Cantos conta que foi a primeira vez em que esta orquestra trabalhou com vozes. O músico conheceu o trabalho do Officina Vocalis durante uma apresentação no 9º Festival de Música Sacra da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). “Fiquei encantado com o grupo e conversei com o Jetro para que juntássemos nossos grupos e fizéssemos este trabalho”, comenta. Cantos diz ainda que tentou realizar este projeto com outros corais, mas os coros não dariam conta do trabalho perante o repertório que queria fazer. “A orquestra não toca só musica erudita, mas sim vários tipos de música, e precisava de um coro que estivesse disposto a isso. O Jetro demonstrou muito interesse em fazer este projeto”, relata.

O casal Cleusa e Laerte Brugliato prestigiou a programação. “Maravilhoso! Gostei muito das apresentações, todas as músicas foram emocionantes”, afirma o casal.

O regente do Officina Vocalis, Jetro de Oliveira, aprovou o desempenho do coral e disse que a interação com o público é um elemento muito importante numa apresentação ao vivo. Essa interação não é somente com o público espectador. “Este projeto foi um trabalho colaborativo entre dois grupos e houve uma resposta de interação entre os músicos da orquestra com relação ao nosso trabalho. É uma resposta mais técnica, mais profissional, porque eles são músicos e isso foi muito bacana”, observa.

Anualmente, a Soft Orquestra apresenta o Concerto de Natal na igreja matriz de Valinhos, foi a primeira vez que se apresentaram no CACC. Para 2012, existe a ideia de realizar um outro projeto em conjunto, que consiste numa ópera. “Não se pode ter qualquer grupo cantando, deve-se haver uma união, um casamento entre o coro e a orquestra. Nós só tivemos um ensaio geral para este concerto e já fizemos a apresentação. Não tem nem o que falar, foi perfeito!”, completa Cantos.

No próximo sábado, dia 10 de dezembro, o Officina Vocalis e a Soft Orquestra farão a apresentação do Concerto de Natal na igreja do Unasp, campus Engenheiro Coelho, às 16h30, no Vitrines de Natal, evento realizado anualmente pelo coral.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.